domingo, 19 de julho de 2009

PLANO DE AULA - FESTA DO MUNICÍPIO DE MIMOSO DO SUL-ES



“CEIM Casulo Santa Terezinha do Menino Jesus”.
Data: 06 a 09 de julho de 2009
Assunto: Festa do Município.
Período: Maternal –II-B , Matutino
Professora: Maria Aparecida Rodrigues Marques e Julio Cezar de Oliveira

OBJETIVOS:

*Conhecer e Valorizar história do Município
*Conhecer e Identificar os pontos turísticos do Município;

*Socializar;
*Estimular a criatividade;


INCENTIVAÇÃO:

* Música
*Passeio

*História


DESENVOLVIMENTO:

- Organizar as crianças em rodinha de forma que todas possam interagir.

ATIVIDADES:

06/07 – História ( Do município) e brincadeiras dirigidas;
07/07 – Pintura ( Pontos turísticos do município) e música;
08/07 – Passeio para conhecer o local da festa
09/07 - Desenho livre

1. História


Situada no extremo Sul do ES, Mimoso do Sul recebeu muitos imigrantesAlemães durante o século XIX. Já recebeu as denominações de Ponte de Itabapoana, Monjardim e São Pedro entre outros, até o nome atual deMIMOSO DO SUL. Tem grande potencial de crescimento, privilegiada pela sua posição geográfica fica a 44 km de Cachoeiro de Itapemirim- ES, 87 km de Campos dos Goytacazes- RJ e 173 km de Vitória, com grande facilidade de entrada e escoamento de produtos, é a principal produtora de café do Sul do Espírito Santo, sendo o café e a agropecuária de corte e leitera a principal fonte de renda da cidade desde o século XIX. As indústrias da cidade basem-se em beneficiamento de Mármore e Granito, a produção é voltada para o mercado externo. Nascida entre montanhas, de topografia acidentada, rica em minerais, pedras preciosas e água doce, de clima agradável e com vários pontos turísticos.

O Mimosense de maior destaque foi o ator Stênio Garcia.
O comércio se destaca com produtos da terra, alguns feito artesanalmente, como por exemplo, a goiabada cascão, o grande Camarão da Malásia.
O esporte mais praticado na cidade é o futebol que tem como destaque o time da cidade o Mimosense Futebol Clube , que já revelou grandes nomes do futebol brasileiro como: o zagueiro Odvan que atuou no Vasco , o atacante Ademilson que atuou no Botafogo e no Fluminense.
2. Turismo

Museu São Pedro
Uma região rica em casarios históricos é o distrito de São Pedro que possui 41 patrimônios históricos e culturais. O distrito é também muito conhecido pelo tradicional Festival de Sanfona e Viola de São Pedro , em que ocorrem anualmente apresentações de atrações nacionais da música sertanejos e violeiros da região.

A festa da cidade, que acontece em data móvel, tem início geralmente na segunda quinta-feira do mês de julho. Já o Festival de Sanfona e Viola de São Pedro tem início entre a última semana do mês de julho ou na primeira semana do mês de agosto. Durante a festa são realizados passeios ecológicos, a descida do rio Muqui do Sul de caiaque e caminhada até São Pedro, no programa "Caminhos do Campo".
Na época do carnaval, acontece um dos melhores carnavais do Espírito Santo com os desfiles dos blocos de ruas que animam os foliões.

Pontões
Um dos principais pontos turísticos de Mimoso do Sul são o mirante doCristo Redentor , a Cachoeira das Graças , o pico dos Pontões(localizado no distrito de Conceição do Muqui) e a pedra Estrela D'Alva , onde, em dias claros, se avistam as praias de Marataízes .
3. Geografia
Mimoso está localizado à 173 km de Vitória, na mesorregião Sul-Espíritossantense. Seu relevo é relativamente acidentado com 69% de sua área acima dos 600m. Possui 867 km de extensão territorial sendo a terceira maior em extensão territorial do Sul do ES, perdendo apenas paraAfonso Cláudio e Cachoeiro de Itapemirim.
Os pontos mais altos são: PONTÕES com 1.938 metros de altitude, localizado no distrito de Conceição do Muqui. O pico do ESTRELA DALVA com 1.050 metros de altitude, localizado no distrito de São José das Torres. Pico do FAROL com 800 metros de altitude, localizado em São José das Torres e o pico da TORRE DE TV com 700 metros de altitude, localizado em Mimoso do Sul.
3. 1. Hidrografia
A cidade pertence a bacia do Rio Muqui e Rio Itabaopana.

3. 2. Rodovias
• ES-177
• ES-391
• BR-101
• ES-297
4. Administração
• Prefeito: Angelo Guarçoni (2009/2012)
• Vice-prefeito: Pedro Costa
• Presidente da câmara: Hércules Maurício (2007/2008)
5. Economia
A Participação na economia do estado com seu pontencial de produção decafé conilon e arábica no distrito de Conceição do Muqui e ainda a agropecuária de corte e leiteira. As indústrias da sede são as de serragem e beneficiamento de mármore granito. A produção é basicamente voltada para o mercado externo: Mercosul, Itália, Alemanha, Indonésia e Japão no mercado mundial. E relações comercias internas com Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal e Nordeste. O solo do lugar é rico em mármore, granito, pedra preciosas e sobra lugar para águas marinhas (pedra preciosa).
Até 2010 o governo do estado investirá em recursos para Mimoso do Sul. Alguns dos investimentos feitos já implantados pelo governo fedral são:Posto da Polícia Rodoviária Federal será o maior posto de fiscalização da América Latina; Usina hidrelétrica em Ponte do Itabapoana, fará abastecimento de energia em Mimoso e Apiacá.
6. Suas distâncias
• Vitória: 173 km
• Colatina: 287 km
• Linhares: 310 km
• Cachoeiro de Itapemirim: 44km (via Muqui), 56 km (via BR 101)
• Muqui: 15 km
• Rio de Janeiro: 328 km
• Belo Horizonte: 355 km
7. Ligações externas
• Página da prefeitura
8. Referências
1. ↑ Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
2. Estimativas da população para 1º de julho de 2008 (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de agosto de 2008). Página visitada em 5 de setembro de 2008.
3. Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
4. ↑ Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (19 de dezembro de 2007). Página visitada em 11 de outubro de 2008.

2 comentários:

ENSINANDO COM AMOR E NÃO POR AMOR! disse...

O município apresenta clima temperado e salubre em sua região montanhosa, e quente, úmido e insalubre na região baixa. A chuva que em anos anteriores eram abundantes têm diminuído ultimamente. Ocorre com maior nos meses de novembro a dezembro. Já se verificaram tempestades de granizo. Temperatura em graus centígrados: máxima 36; mínima 15.

ENSINANDO COM AMOR E NÃO POR AMOR! disse...

Hino do município de Mimoso do Sul
Letra por Orlando José Ferreira Martins

Abrigas no teu seio tua gente,
Maravilha, o afeto que se sente.
Adormecer na paz de tuas noites,
Despertar na esperança dos teus dias,

Que um sol mais claro faz nascer sorrindo...
Salve Mimoso do Sul,
Cidade Mulher,
Eterno amor
De quem aqui vier.

Nascida neste vale, entre flores...
Natureza, é o maior dos teus primores.
Há um segredo oculto nos teus encantos
Que cativa aos tantos

Quantos passem pelos teus braços de amor,
Salve, Mimoso do Sul!
Em tua simplicidade,
És um amor de cidade.

Ah! Quem me dera abraçar-te,
Cantando, felizes:
Obrigado mimosa
Mimoso do Sul!

Postagem em destaque

PROJETO ESCOLA QUE PROTEGE

 EM MIMOSO DO SUL, ES. CEIM JARDIM DE INFÂNCIA “CORINA BICALHO GUIMARÃES” ABRAÇA A DEFESA DAS CRIANÇAS, COM O PROJETO “ESCOLA QUE PROTEGE” N...

OLINE