segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

CONHECENDO O O MUNDO DE ZIRALDO

                        PROFESSORA: Maria Aparecida Rodrigues Marques


Biografia de Ziraldo Alves Pinto resumida
Ziraldo nasceu em 24 de outubro de 1932 em Caratinga, Minas Gerais. Terminou a faculdade de direito em 1958 e, logo depois, casou-se com D. Vilma. O casal tem três filhos, Fabrizia, Daniela e Antônio.
A paixão de Ziraldo pelo desenho começou muito muito cedo. Seu primeiro tabalho foi pubicado aos seis(!!!) anos de idade. A partir da década de 50, Ziraldo entra no mecado de trabalho trabalhando em diversos jornais e revistas de grande expressão como: Jornal do Brasil, O Cruzeiro, Folha de Minas entre outros.
Além de artista gráfico, Ziraldo é também pintor, cartazista, jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista e escritor.
Sua carreira teve uma enorme explosão na década de 60 quando transformou-se num autor de comics e lançou a primeira revista brasileira do gênero feito por um só autor, reunindo uma turma chefiada pelo Saci Pererê, figura mais importante do imaginário brasileiro.
Durante o período da Ditadura Militar ( 1964-1984 ), Ziraldo realizou um trabalho intenso de resistência à repressão. Fundou, junto com outros humoristas, o mais importante jornal não-conformista da história da imprensa brasileira, O Pasquim. No dia seguinte à edição AI5, Ziraldo foi preso em sua residência e levado para o Forte de Copacabana, por ser considerado um elemento perigoso.
No final dos anos 60, o trabalho do artista ganhou atenção internacional, recebendo diversos prémios e propostas . Foi, por exemplo, convidado a desenhar o cartaz anual da UNICEF, honraria concedida pela primeira vez a um artista latino.
Em 1969, Ziraldo publicou seu primeiro livro infantil, FLICTS. É a história de uma cor que não encontrava seu lugar no mundo. A história com mais cores do que palavras conquistou milhares de fãs pelo mundo.
A partir de 1979, Ziraldo focalizou suas forças na produção da sua grande paixão: livros infantis. Em 1980, lançou O MENINO MALUQUINHO, que lhe rendeu sua maior consagração como autor infantil. O livro se transformou num dos maiores sucessos editoriais na categoria e já foi adaptado para teatro, revista em quadrinhos e cinema. O Menino Maluquinho transformou-se no símbolo do Menino Nacional.
Os livros de Ziraldo já foram traduzidos para várias línguas, entre elas, espanhol, italiano, inglês, alemão e francês. Diversas publicações nacionais e internacionais, como Vision, Playboy e GQ, utilizam trabalhos de Ziraldo em suas páginas.
Os traços artísticos de Ziraldo são inconfundíveis. Ziraldo representa atualmente, com maestria,o talento e humor brasileiros e o Brasil pelo mundo afora.
Fonte:http://ziraldo.com/historia/rbiograf.htm
                                                  
                                     
 Era uma vez uma maçã muito vermelha. E um bichinho que morava dentro dela. Ele era o bichinho mais alegre do mundo e adorava contar anedotas. E adorava inventar as histórias mais incríveis do mundo. E toda vez que contava seus casos alegres ficava assim de gente ou melhor, de bichos debaixo da macieira ouvindo ele falar e dando gargalhadas.
 A vida era um paraíso em volta da sua árvore. Um dia, apareceu um “bicho” que ele não tinha convidado para a sua sessão de histórias. E ficou olhando esquisito pro bichinho, prestando atenção. O bichinho de maçã viu logo a cara do intruso e pensou: “Ai tem coisa!” Não deu outra! Poucos dias depois ele sentiu sua casa tremer. Logo em seguida ouviu um estalinho e percebeu tudo: sua maçã e ele acabavam de ser colhido do pé. Logo depois, ele percebeu que estava sendo levado dali (fazendo uma viagem que não queria fazer). Tamos aqui. Tamos no papo! – ele pensou. E de fato, minutos depois, olha ele quase entrando pela boca, adentro de um “bicho” que ele nunca tinha visto antes. Aí ele pensou: “Será que este sujeito não viu o aviso pregado no tronco da macieira?”
 Por certo não havia visto e, se havia, não estava muito a fim de obedecer. Então ele percebeu que estava quase perdido e tomou suas providencias: botou sua carinha para fora da janela e gritou com força: “Tem gente!!!” Em resposta, ele ouviu uma voz gritar: “Chiii... Tem bicho!”. E a maçã foi jogada para o alto. E por causa do bichinho, o menino não comeu a maçã. E todos viveram felizes para sempre.
Escritor: Ziraldo. O bichinho da maçã. São Paulo Português Valéria/Tânia Aval.


Seqüência Didática                     

Eixos de Trabalho:

 Literatura, Artes e Recreação

Competência
 Desenvolver habilidades com pintura, colagem e movimento depois de ouvir a história.

Habilidade
Conhecer o mundo de Ziraldo e suas obras;

Desenvolvimento: 

*Apresentei aos alunos as principais  histórias no  Datashow  
*A história que você leu tem alguns personagens.
* Questione os alunos sobre como era o bichinho; onde vivia; se gostava da sua casinha; como foi o desfecho da história, entre outras coisas;
* N a aula de literatura recontei algumas histórias.



 * Já na aula de Artes Pintura com guache, fiz varias maçãs com cartolina e dei para os alunos pintar, colar cabinhos e folhinhas...
 * Após a realização da pintura e a colagem entreguei a cada aluno uma tira de papel para que dobrem como uma sanfona e desenhem no inicio a carinha do bichinho da maça para colar na mesma.



                                               *Recreação:Coral Maluquinho do ABZ do Ziraldo 

 Recursos:

* historia 
 Datashow  
*Cartolina

*Tinta guache;

* Música
*Aparelho de som
*livros
*Computador

                                                                Anexo


O GRANDE LIVRO DAS TIAS
O CAMINHO DAS SETE TIAS

A TURMA DO PERERÊ
JEREMIAS O BOM
1964 A 1984 - 20 ANOS DE PRONTIDÃO
ESSE BANHEIRO É PEQUENO PARA NÓS DOIS
OS CANGURUS
BELAS FIGURAS
COZINHANDO MAÇÃS
FEIRA DO ADULTÉRIO
O ÚLTIMO DOS NUKUPYRUS
OS CANGURUS
O MENINO MALUQUINHO
O PLANETA LILÁS
FLICTS
A BELA BORBOLETA
A PROFESSORA MALUQUINHA
O MENINO MALUQUINHO- O FILME
O MENINO MALUQUINHO (2) - A AVENTURA
A DESCOBERTA DA CORNUÁLIA Zélio Alves Pinto
DE FORA DA ARCA Ana Maria Machado
O PLANETA VASSOURINHA Fernando Lobo
CAFUTE E PENA DE PRATA Rachel de Queiroz
VIAGEM AO VERÃO ( INÉDITO)
QUE SÉCULO DIZIAM OS NATOS ( INÉDITO)
RIO, VERÃO E AMOR ( Realizado por Watson Macedo)

                                     Fonte:http://www.ziraldo.com/livros/series.htm



Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PROJETO ESCOLA QUE PROTEGE

 EM MIMOSO DO SUL, ES. CEIM JARDIM DE INFÂNCIA “CORINA BICALHO GUIMARÃES” ABRAÇA A DEFESA DAS CRIANÇAS, COM O PROJETO “ESCOLA QUE PROTEGE” N...

OLINE